Compartilhar

Paraíba Educação

Rumo à Europa: estudantes da Escola SESI João Pessoa vão representar a Paraíba em feira de ciências na Itália

Por Núcleo de Comunicação - Publicado 10 de fevereiro de 2026

Maria Vitória e Myrella Rodrigues são idealizadoras do projeto ‘Ritmo Atípico’, que é um aplicativo voltado ao registro da rotina de crianças com TEA


O novo tempo que vive o Sistema Indústria da Paraíba se renova e se fortalece a cada nova oportunidade oferecida. Desta vez, por meio do incentivo e dos investimentos em educação, duas estudantes da Escola SESI João Pessoa vão representar a Paraíba na MILSET Expo-Sciences Europe 2026. O evento acontecerá em outubro, na Itália.

O anúncio foi feito durante uma visita às alunas na última sexta-feira (6). Participaram da entrega dos passaportes simbólicos para a viagem o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira; a superintendente do SESI Paraíba, Silvia Pereira; a gerente executiva de Educação do SESI Paraíba, Maura Nascimento; e o presidente do Sindicato de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho no Estado da Paraíba (SINDSEG/PB), Guilherme Estrela.

As jovens cientistas conquistaram as credenciais para participar do evento europeu durante a Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT) 2025. Na ocasião, conquistaram o primeiro lugar na área de ciências humanas.

Maria Vitória e Myrella Rodrigues são idealizadoras do projeto “Ritmo Atípico”, que é um aplicativo que tem o objetivo de registrar a rotina de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). E, por meio desses registros, melhorar a comunicação entre a equipe multidisciplinar da criança e seus cuidadores.

“É com grande entusiasmo que assistimos às apresentações de cada estudante e que somos testemunhas do potencial extraordinário de cada um. É uma honra para o Sistema Indústria da Paraíba poder investir nesses talentos que, no futuro, terão um papel muito importante no crescimento da nossa Paraíba, do Nordeste e do Brasil inteiro”, reforçou o presidente da FIEPB e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira.

Alunos do Sertão também vão representar o estado na Itália

Outros seis alunos da Escola SESI Patos, integrantes de dois projetos, também vão representar a Paraíba na Itália. Um deles é o “Bioenergia Sustentável” e o outro é o “Ecofibra MDF”.

O projeto “Bioenergia Sustentável” é formado pelos estudantes Otávio Renan, Maria Vitória e Michelly Félix. Juntos, eles conquistaram o primeiro lugar na categoria de Ciências Agrárias da FENECIT.

O trabalho se destaca pela produção de energia por meio da fotossíntese das plantas.

Já o “Ecofibra MDF” é idealizado pelos alunos Iarlley Pereira, Isabelly Geovanna e Maria Heloísa Nery. O trio conquistou o primeiro lugar na categoria de Engenharias.

O trabalho se dedica à criação de um protótipo semelhante ao MDF tradicional, mas produzido com fibra de bananeira e materiais reciclados. Com isso, o trio busca tornar o produto cada vez mais sustentável.

 


Texto/ Colaboração | Iara Alves

Outras Notícias